PRATOS TIPICOS DA REGIÃO

Tripas à moda do Porto



Este prato dá o nome às gentes do Porto, "Tripeiros" A lenda remonta à grande aventura das Descobertas em que um filho da terra, o Infante Dom Henrique, precisando de carne para abastecer as suas caravelas para a conquista de Ceuta terá pedido ao povo ajuda no fornecimento das embarcações para tão grande empresa. O povo do Porto acorreu ao apelo do seu Príncipe e logo encheu na quantidade necessária as barricas de madeira com carne salgada, ficando com as tripas que cozinharam em estufado grosso com enchidos e carne gorda. Mais tarde foi adicionado o feijão branco como consequência dos descobrimentos.  Ingredientes:
Feijão Branco; Dobrada de Vitela; Chispe de Porco; Mão de Vitela; Presunto Gordo; Salpicão; Galinha; Chouriço de Carne; Folhas de Louro; Dentes de Alho; Cebola; Sal, Pimenta; Cenoura; Azeite; Banha de Porco; Colorau; Cravinho-da-Índia; Cominhos em pó.


Francesinha

francesinha-02

Iguaria das noites do Porto, do fora de horas ou da refeição rápida, esta receita nasce na cidade nos anos sessenta numa inovação do croque-monsieur que um emigrante tantas vezes fizera em França, onde trabalhava. A sua forma abundante na quantidade e na diversidade dos artigos que a acompanham, regada com um molho de marisco picante, veio de facto ao encontro das gentes do Porto que gostam de comidas com sabores carregados e de bom sustento. É, pois, um prato jovem, de convívio, grande na porção, quente no palato, inventivo na receita. 
Ingredientes:
Fatias de Pão de Forma; Fatias de Fiambre; Bife do Lombo; Linguiça; Salsicha Fresca; Manteiga; Fatias de Queijo Flamengo.
Molho da francesinha: Molho de marisco; Cerveja; Molho Inglês; Mostarda; Brandy; Manteiga.

Doces Regionais


Cavacas, Bonecos de Massa cobertos com açúcar